· Porque as empresas sérias trabalham de acordo com a lei.
· Desde 1995 existe uma tabela aprovada pelo Sindicato dos Corretores, conforme lei nº 6530/78 e Resolução COFECI 458/95, onde já se permitia cobrar honorários de 6% a 8% (seis a oito por cento). Porém apenas em Minas Gerais foi mantido o honorário de 5% (cinco por cento) no período entre 1995 a setembro/2000.
· Com os altos custos de telefone, celulares, publicidade, informática, combustíveis e outros, os corretores viram que não havia mais como trabalhar abaixo do estabelecido pelo Sindicato e CRECI, sendo assim, a partir de 09/2000 passaram a praticar os honorários de 6% (seis por cento), ou seja, o mínimo aprovado na tabela. Foi constatado que em vários estados são cobrados honorários que variam de 7% a 8% (sete a oito por cento). (Apresente a tabela do sindicato ao cliente).
· Exemplificando , na cidade de Belo Horizonte a prefeitura passou a multar as empresas por colocação de placas “ Vende-se “ ou “ Aluga-se “. Agora é necessário autorização para cada placa e isto gera despesas. ( Lei – 7.131 de 24/04/2006 )
· Questione o proprietário, pergunte a quanto tempo vem tentando vender o imóvel. Oriente-o que os corretores, por estarem ganhando 20% a mais de honorários, darão naturalmente prioridade para mostrar os imóveis cujos proprietários estão remunerando melhor.
· Se ele alega que várias imobiliárias, estão trabalhando a 5%, questione:
Será que estão trabalhando de fato?
Seu imóvel está sendo anunciado, o(a) Sr(a). tem acompanhado?
Seu imóvel tem sido visitado?
· Quando a venda é autorizada por escrito, e com exclusividade, a imobiliária investe na atualização documental do imóvel.
· Um bom profissional, remunerado adequadamente, trará resultados extremamente gratificantes para o proprietário, evitando aborrecimentos e custos que podem somar valores muito superiores aos representados pelos honorários.
Objetivo: Demonstrar aos proprietários que, para vender o seu imóvel, o trabalho desenvolvido pelo corretor é extenso e de responsabilidade técnica, o que justifica o pagamento dos honorários de 6%.
Temos 34 tarefas diretas para realizar um bom trabalho:
01. Atender e explicar ao proprietário como se desenvolve todo o processo de captação e de venda.
02. Marcar e fazer a vistoria ( Laudo de Avaliação ) do imóvel a avaliar para ser vendido.
03. Pesquisar e analisar o mercado que dará subsídios à avaliação.
04. Reunir com a Comissão ou Comitê de Análise de Mercado.
05. Participar dessa Comissão ou Comitê que definirá o preço do imóvel para que se obtenha pronta liquidez .
no mercado
06. Analisar a documentação jurídica e fiscal do imóvel.
07. Negociar com o proprietário para defender a obtenção do contrato de exclusividade.
08. Conseguida a exclusividade destacá- la da das demais autorizações.
09. Recolher cópias de toda a documentação necessária ao ato da venda.
10. Após a ordem de venda, fazer o material de venda e os necessários para os controles internos.
11. Criar e redigir os anúncios, colocar placas, tudo dentro das condições técnicas.
12. Veicular os anúncios, após definir a política de divulgação.
13. Definir e criar as estratégias para atingir o provável mercado comprador.
14. Selecionar os clientes cadastrados que têm interesse de compra dentro do perfil do imóvel.
15. Atender às respostas dos anúncios, tantas quantas sejam.
16. Informar e motivar os prováveis interessados a visitação do imóvel.
17. Realizar as visitas ( demonstração ) com os prováveis interessados, sem limite de vezes.
18. Motivar as visitas, abrindo-lhes o interesse para tomar a decisão de compra.
19. Negociar, junto ao interessado, uma possível proposta de compra.
20. Negociar com o proprietário a proposta do comprador.
21. Em caso de contra-proposta do proprietário, negociar com o proponente, mais uma vez.
22. Retornar ao proprietário para negociar o fechamento da contra proposta.
23. Se fechar negócio, providenciar a documentação para apresentar ao comprador.
24. Remeter, essa documentação, ao Cartório para lavrar o ato jurídico ( escritura ou contrato ).
25. Acompanhar o andamento de todo processo legal.
26. Recolher as importâncias necessárias à execução do processo.
27. Enviar ao despachante os valores e o pedido das certidões necessárias.
28. Fornecer, às partes, a minuta do documento a ser assinado por ambas, quando for o caso.
29. Comparecer ao ato da assinatura da escritura ( contrato ), supervisionando todas as suas fases.
30. Após a assinatura, providenciar a entrega das vias de cada uma das partes.
31. Recolher o traslado da escritura, no cartório.
32. Enviar o traslado ao despachante para fazer o registro no Registro de Imóveis.
33. Acompanhar o andamento de registro junto ao despachante.
34. Após o registro, encaminhá-lo ao comprador, e uma cópia ao vendedor (IR) encerrando o trabalho.
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